A COVID-19 trouxe desafios humanos e humanitários sem precedentes. Muitas empresas agiram rapidamente para proteger seu quadro de funcionários e migraram para um novo modelo de trabalho nunca previsto. Baseado nisso, a SUGOI listou algumas recomendações estratégicas sobre como atuar diante dessa fase atual.
Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que não existe uma solução única para todos. Cada organização decide, baseando-se em seus talentos, a melhor forma de como as atividades serão realizadas, gerenciadas e avaliadas. Planejamento é a chave do sucesso.
Escolha um canto tranquilo da casa, se possível. Caso queira, pinte o espaço com uma cor suave de sua preferência (o verde é ótimo para a produtividade). Também verifique se o local escolhido tem janelas. Crie um espaço para que tenha tudo que precise para realizar suas atividades com comodidade.
É muito difícil manter-se focado e produtivo quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou tentando encontrar uma posição confortável na cadeira. Invista em bons móveis de escritório e tenha em mente que é preciso sempre estar em uma posição ergonomicamente confortável em sua mesa. Pequenas coisas, como uma tela antirreflexo para seu computador, podem aumentar consideravelmente seu conforto e concentração no trabalho.
Faça uma lista de tarefas que precisa concluir todos os dias – e as executem. Sempre verifique se tudo o que precisa para realizar seu trabalho está disponível, seja no escritório ou no computador. E, conforme forem realizadas as suas atividades, as marque como concluídas e siga em frente. Organização evita retrabalho e tempo perdido.
E, por último, porém não menos importante: não deixe o trabalho transbordar. Equilibre sua vida profissional com a pessoal. Certifique-se de deixar seu escritório em casa exatamente como faria no escritório real. Tente agendar tudo de acordo e, se puder cuidar de algo no dia seguinte, o faça com uma nova mentalidade.
Manter-se descansado e motivado serão a chave da alta qualidade da produtividade das suas entregas. Pense nisso!